Sarcopenia em idosos: principais sintomas e tratamento

A Sarcopenia é uma doença relacionada a perda de massa muscular, e consequentemente a força, o desempenho físico e aqualidade de vida. É muito comum a ocorrência em idosos devido ao avanço da idade e o enfraquecimento natural dos músculos. Além da idade, outros fatores que levam à Sarcopenia podem  ser a diminuição da inervação, do ritmo de regeneração, hormônios, medicamentos corticoides sistêmicos, tabagismo, má alimentação, consumo excesso de álcool ou café, sedentarismo, genética, entre outros.


Principais sintomas

1. Perda de massa muscular: os primeiros sintomas são as pernas e braços mais finos e flácidos, e diminuição da força.

2. Perda de equilíbrio: com menos músculos, o equilíbrio e a elasticidade das principais articulações ficam comprometidos.

3. Quedas frequentes: as quedas acabam sendo inevitáveis com a fragilidade dos músculos, e como a sarcopenia anda junto com a osteoporose, as consequências podem ser extremamente graves.

4. Diminuição da resposta aos movimentos: atividades físicas simples, como subir escadas e carregar as compras, que antes eram fáceis,  passam a exigir maior esforço

5. Depressão: a depressão fecha o quadro da sarcopenia. Com todos os sintomas e consequências da doença, é comum o idoso entrar em depressão. Por isso é importante um profissional de psicologia acompanhar no tratamento da sarcopenia.


Tratamento

É fundamental tentarmos prevenir a Sarcopenia com atividades físicas frequente e uma alimentação balanceada, rica em proteína. Mas quando a doença chega, é essencial buscar ajuda profissional e principalmente mudar os hábitos diários.

O tratamento da Sarcopenia envolve exercícios de resistência e uma dieta com suplementação de proteína. Funciona a longo prazo e exige uma mudança no estilo de vida, portanto é para a vida toda. Para pacientes que perderam massa muscular causada por uma doença, o tratamento cessa com a recuperação do volume muscular e principalmente da força muscular.  Em estágios mais avançados, o tratamento envolve o uso de anabolizantes e hormônios sintéticos, tudo com acompanhamento médico.

Nossa missão é melhorar a vida das pessoas através de nossos equipamentos de reabilitação. Quando uma pessoa perde parte ou total mobilidade física, um guincho de transferência vem a ser o melhor aliado no tratamento do paciente.

Prático, seguro e confortável, os guinchos Vollenz facilitam o trabalho do cuidador e proporcionam mais qualidade de vida ao paciente.

Consulte-nos para saber mais sobre nossos produtos.

Logo miniatura Vollenz Reabilitação
Vollenz Reabilitação
Responde rapidamente.

Olá! Como podemos te ajudar?

Iniciar conversa