Roupas adaptadas para facilitar a vida de idosos e deficientes físicos

Muitas pessoas apresentam limitações nos movimentos, seja pela idade ou por possuírem alguma deficiência. Essas limitações dificultam o dia-a-dia na execução de atividades simples como se vestir, trabalhar, comer ou passear. O que para alguns é uma atividade simples, para esse público é uma tarefa que exige muito esforço.

Pensando neste público, indústrias especializadas e designers estão desenvolvendo vestimentas que proporcionam maior conforto e praticidade. Assim, surgem roupas adaptadas para essa realidade com tecidos, modelos novos e recortes especiais.



VOCÊ SABE O QUE É MODA INCLUSIVA?

Com o crescente mercado voltado para pessoas que apresentam alguma limitação, surge um novo perfil de moda, que foi especialmente criado para atendê-las de uma forma personalizada e acessível. 

As dificuldades de mobilidade tornam o ato de vestir um grande desafio para os clientes, familiares e cuidadores, e infelizmente, sabemos que são poucos que apresentam soluções realmente eficazes e que possuem visãode marketing e logística para chegar até quem precisa.

Neste contexto de busca por soluções para atividades cotidianas, empresas produzem roupas e acessórios que possam ser vestidos com facilidade. Além de pensar na questão ergonômica do vestir, é feito um apanhado de tecidos, aviamento e complementos que melhor se adaptassem às necessidades do público ao qual se destinam, levando também em conta questões em relação à saúde (tecidos antialérgicos), segurança (botões e complementos que não se soltam facilmente) e mobilidade (modelagens especiais).




PARA OS CONSUMIDORES COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Para os consumidores com deficiência visual, foi desenvolvida uma etiqueta especial que fornece informaçõs como tamanho e cor das peças em braille. Esse tipo de etiqueta facilita a organização do armário e a escolha do que vestir, promover maior independência, melhora a autoestima e qualidade de vida dos usuários.



Fontes: https://reapta.com.br, https://www.reab.me, http://ladobmodainclusiva.com.br/