Lesões na medula aumentam no verão

A incidência de lesões graves na medula (trauma raquimedular) aumenta no verão. O alerta é da SBC (Sociedade Brasileira de Coluna).

Segundo a SBC, no verão, os acidentes causados pelo mergulho em águas rasas constituem a segunda principal causa das lesões medulares. Fora da estação quente, tais acidentes ocupam a quarta posição.

Entre as vítimas deste tipo de acidente, 90% são jovens, na faixa etária de 10 a 25 anos. "Na totalidade, esses casos são graves. O [resultado] mais frequente é a tetraplegia, em que os pacientes perdem os movimentos do pescoço para baixo. E esse trauma, da lesão medular, por acidente de mergulho, pode vir ainda acompanhado por um traumatismo craniano”, ressaltou o médico André Sugawara, especialista em fisiatria da Rede Lucy Montoro de Reabilitação.

De acordo com o médico, a prevenção é o melhor caminho para evitar um acidente ao mergulhar. As recomendações principais são: não exagerar no consumo de bebida alcoólica e jamais mergulhar de cabeça. "Não existe profundidade segura. Qualquer mergulho é passível de resultar em um traumatismo na coluna. Entre andando na água e saia andando”, aconselhou Sugawara.

Dicas para evitar acidentes em piscinas, cachoeiras, praias e rios:

– Não entre nem mergulhe na água se estiver embriagado;
– Evite saltar de lugares muito altos e arriscar saltos ornamentais;
– Se for mergulhar, investigue a área antes: observe a profundidade do local e se há pedras, por exemplo;
– Não permita nem participe de brincadeiras quando estiver nadando e/ou mergulhando;
– Quando mergulhar, estenda os braços ao lado da cabeça para protegê-la;
– Nunca mergulhe de cabeça.

Nossa missão é melhorar a vida das pessoas através de nossos equipamentos de reabilitação. Quando uma pessoa perde parte ou total mobilidade física, um guincho de transferência vem a ser o melhor aliado no tratamento do paciente.

Prático, seguro e confortável, os guinchos Vollenz facilitam o trabalho do cuidador e proporcionam mais qualidade de vida ao paciente.

Consulte-nos para saber mais sobre nossos produtos.

Logo miniatura Vollenz Reabilitação
Vollenz Reabilitação
Responde rapidamente.

Olá! Como podemos te ajudar?

Iniciar conversa