Cuidador e profissional de enfermagem, afinal qual é a melhor escolha?

Quando se trata da contratação de um profissional responsável pelos cuidados de um paciente em casa, podem surgir algumas dúvidas sobre a escolha entre um cuidador ou um profissional de enfermagem.


As principais diferenças estão relacionadas ao nível de formação, bem como as atividades que cada um irá exercer. A atuação do cuidador acontece como um acompanhante qualificado, auxiliando em tarefas diárias como de higiene pessoal, alimentação, zelando e mantendo um ambiente limpo e seguro ao mesmo. Já o profissional de enfermagem, podendo ser auxiliar, técnico ou enfermeiro, irá exercer funções específicas e mais complexas, podendo assumir atividades voltadas à saúde, como administração de medicamentos, bem como a aplicação de injeções, realização de curativos, quando necessário, garantindo conforto e bem-estar a seu ente querido.


Mas afinal, como escolher o melhor profissional?

A escolha irá depender do estado de saúde e estilo de vida da pessoa que necessita de cuidados. Ambos trabalham com o mesmo propósito, dedicando seu tempo e atenção à segurança, saúde e bem-estar ao paciente.

Dessa maneira, podemos salientar que a escolha do cuidador é vantajosa nos casos em que o paciente não tenha uma doença ou limitações graves, precisando de mais companhia e atenção no dia a dia do que cuidados relacionados à saúde. Lembrando que seu nível de capacitação é menor, com isso, o custo também será mais baixo.

Um profissional de enfermagem é indicado quando o paciente possui algum problema de saúde mais sério, tenha passado por alguma cirurgia recente, para ter um cuidado maior com o pós-operatório, que possua alguma dificuldade em sua mobilidade para o auxílio da mesma, que necessite de cuidados específicos, a fim de atender casos mais emergenciais.


Agora que você já sabe as diferenças entre cuidador e profissional de enfermagem, fica mais fácil decidir qual a melhor escolha.


E se você gostou do assunto e quer ler mais sobre ele temos mais uma matéria em nosso blog, clique no link:
Cuidador de idoso ou um Enfermeiro: como saber quem contratar? | Vollenz Reabilitação.


Para facilitar ainda mais o trabalho de tais profissionais, você pode contar com soluções práticas, seguras e confortáveis que a Vollenz Reabilitação dispõe para você!

Nossa missão é melhorar a vida das pessoas através de nossos equipamentos de reabilitação. Quando uma pessoa perde parte ou total mobilidade física, um guincho de transferência vem a ser o melhor aliado no tratamento do paciente.

Prático, seguro e confortável, os guinchos Vollenz facilitam o trabalho do cuidador e proporcionam mais qualidade de vida ao paciente.

Consulte-nos para saber mais sobre nossos produtos.

Logo miniatura Vollenz Reabilitação
Vollenz Reabilitação
Responde rapidamente.

Olá! Como podemos te ajudar?

Iniciar conversa