Cuidador de idoso ou um Enfermeiro: como saber quem contratar?

Com o aumento da expectativa de vida, a demanda por um profissional que auxilie e acompanhe a pessoa idosa também cresce. E na hora de contratar, é importante sabermos as diferenças entre um cuidador de idosos e um enfermeiro para melhor atender as necessidades do paciente.

As principais diferenças estão relacionadas ao nível de formação e às atividades que cada um pode exercer. O cuidador de idosos atua, em grande parte dos casos, como um acompanhante qualificado. Ou seja, auxilia em tarefas diárias como a higiene pessoal, alimentação e mantém o ambiente limpo e seguro. A formação do enfermeiro e profissionais de enfermagem é mais completa e podem assumir tarefas mais complexas relacionadas à saúde, como administração de medicamentos intravenosos e realização de curativos em feridas.


COMO ESCOLHER O PROFISSIONAL A SER CONTRATADO

Essa escolha depende principalmente das necessidades do idoso. Cuidador de idosos e enfermeiro trabalham com o mesmo objetivo: garantir a saúde, a segurança e o bem-estar da pessoa. 

De forma geral, podemos dizer que é indicado contratar um profissional de enfermagem quando o paciente possui algum problema de saúde que exige um acompanhamento mais específico, ou no caso de homecare (internação domiciliar). Mas na maioria dos casos, o idoso simplesmente precisa de alguém para ajudar nas suas atividades do dia a dia.

A vantagem do cuidador de idoso é que eles costumam ter a mesma faixa etária do paciente, podendo assim ter uma relação com maior identificação com a pessoa assistida. Além disso, como o nível de capacitação é menor, o custo do serviço do cuidador costuma ser mais baixo que a do enfermeiro.

Independente do profissional escolhido para seu ente querido, é fundamental que haja uma relação saudável e de confiança. Por isso, vale a pena analisar com calma e levar todos os detalhes em consideração.

Nossa missão é melhorar a vida das pessoas através de nossos equipamentos de reabilitação. Quando uma pessoa perde parte ou total mobilidade física, um guincho de transferência vem a ser o melhor aliado no tratamento do paciente.

Prático, seguro e confortável, os guinchos Vollenz facilitam o trabalho do cuidador e proporcionam mais qualidade de vida ao paciente.

Consulte-nos para saber mais sobre nossos produtos.

Logo miniatura Vollenz Reabilitação
Vollenz Reabilitação
Responde rapidamente.

Olá! Como podemos te ajudar?

Iniciar conversa