Covid-19 e o Tabagismo - 2 pandemias que precisam ser combatidas

Em 2020, a pandemia de Covid-19 colocou o mundo em alerta máximo. A comunidade científica corre contra o tempo para identificar vacina e tratamento eficaz. Já o tabagismo é considerado pandemia desde 1986, e anualmente mata 8 milhões de pessoas (desses, 1 milhão de não fumantes expostos ao fumo passivo) no mundo, o que pode piorar ante a Covid-19. 


Todos sabemos o quanto o cigarro é prejudicial à saúde. Se infectado pelo coronavírus, a pessoa fumante apresentam risco duas vezes maior de internações em UTIs, de necessitar de ventilação mecânica e de evoluir para óbito, se comparado ao não-fumante infectado. Além dos danos ao pulmão e todo o sistema respiratório, as substâncias tóxicas do cigarro enfraquecem o sistema imunológico, tornando os fumantes mais vulneráveis às infecções.


A Covid-19 pode evoluir com quadro intenso de hipóxia (má oxigenação do sangue), lesões nas paredes internas dos vasos sanguíneos, inflamação e formação generalizada de trombos. O fumante já apresenta essas alterações de forma crônica, o que também o coloca em desvantagem.


Anualmente o Brasil enfrenta 157 mil mortes precoces e um custo de R$ 57 bilhões com doenças tabaco relacionadas. Ao aumentar a necessidade de leitos de UTI e ampliar gastos com equipamentos e insumos necessários para o enfrentamento da Covid-19, o tabagismo ampliará mais ainda essa grave crise sanitária e econômica.


PROJETO DE LEI 3.199/2020

Na Câmara dos Deputados tramita o Projeto de Lei 3.199/2019, que majora a contribuição para PIS/Pasep e Cofins sobre cigarros, que se aprovado, poderá destinar parte da arrecadação para prevenção e mitigação dos danos do tabagismo inclusive na Covid-19.

Nossa missão é melhorar a vida das pessoas através de nossos equipamentos de reabilitação. Quando uma pessoa perde parte ou total mobilidade física, um guincho de transferência vem a ser o melhor aliado no tratamento do paciente.

Prático, seguro e confortável, os guinchos Vollenz facilitam o trabalho do cuidador e proporcionam mais qualidade de vida ao paciente.

Consulte-nos para saber mais sobre nossos produtos.

Logo miniatura Vollenz Reabilitação
Vollenz Reabilitação
Responde rapidamente.

Olá! Como podemos te ajudar?

Iniciar conversa