Como prevenir acidentes domésticos entre idosos

De acordo com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, um terço da população acima dos 65 anos sofre pelo menos uma queda ao ano? 


Basta um piso molhado, um tapete ou um degrau para provocar uma queda, podendo acarretar em ferimentos, fraturas, e por vezes, problemas ainda mais graves.


Como mencionado, esse risco é mais frequente entre pessoas idosas, pois eles possuem mobilidade limitada, menos equilíbrio, resistência e o corpo mais enfraquecido, que são fatores naturais por conta do envelhecimento.


Adaptar o lar ou evitar certos objetos desnecessários pela casa fazem toda diferença, melhoram a circulação e diminuem as chances de ocorrer acidentes domésticos. Confira algumas dicas práticas para prevenir as quedas e outros incidentes: 


- Garanta passagem livre pelos cômodos da casa, evite qualquer objeto que possa ser um obstáculo para o idoso, como móveis ao centro, fios de extensão, aparelhos eletrônicos, etc;

- Evite tapetes soltos, principalmente no banheiro, se possível opte pelos antiderrapantes e emborrachados;

- O uso de apoios fazem toda diferença, instale barras nas paredes próximas ao sanitário e chuveiro;

- O momento do banho gera muitos riscos, opte por piso antiderrapante e box de material inquebrável;

- A Vollenz também tem soluções para o banho, cestos impermeáveis para serem utilizados com o guincho de transferência;

- Mantenha os ambientes bem iluminados, o ideal é manter um abajur ou interruptores com fácil acesso;

- Caso o idoso seja acamado ou tenha dificuldade para se locomover, garantimos a transferência com os Guinchos de Transferência.

  

Mencionamos algumas práticas que evitarim acidentes, mas vale ressaltar todo cuidado é pouco para manter o bem-estar e a prevenção para que os idosos tenham uma vida plena!

Nossa missão é melhorar a vida das pessoas através de nossos equipamentos de reabilitação. Quando uma pessoa perde parte ou total mobilidade física, um guincho de transferência vem a ser o melhor aliado no tratamento do paciente.

Prático, seguro e confortável, os guinchos Vollenz facilitam o trabalho do cuidador e proporcionam mais qualidade de vida ao paciente.

Consulte-nos para saber mais sobre nossos produtos.

Logo miniatura Vollenz Reabilitação
Vollenz Reabilitação
Responde rapidamente.

Olá! Como podemos te ajudar?

Iniciar conversa