Como o cuidador pode lidar com o estresse do trabalho?

Cuidar de uma pessoa tem seu lado gratificante, mas não é tarefa fácil. Seja um idoso ou uma pessoa com deficiência, ser cuidador exige muito conhecimento, dedicação, empatia e paciência. O cuidador é responsável pela higiene, medicação, alimentação, exercícios físicos e por fazer companhia ao paciente, compartilhando grande parte do dia com ele.


Por conta dessa grande responsabilidade, é comum que desenvolvam uma condição conhecida como estresse do cuidador, causando um desgaste físico e mental, que deve ser tratado para evitar maiores problemas.


Mas o que fazer para diminuir a sobrecarga? Listamos algumas atitudes que podem aliviar o estresse, para que o cuidador possa trabalhar mais feliz e bem disposto.

Cuide da sua própria saúde: é preciso ter energia para enfrentar o dia-a-dia do cuidador. Refeições nutritivas, atividade física e um sono de qualidade ajudam a manter corpo e mente equilibrados e focados no trabalho.

Estabeleça uma rotina de cuidados: faça o que for realmente necessário, busque a perfeição somente quando for possível. Acredite que está fazendo o melhor que pode e está tomando as melhores decisões.

Cuidados preventivos: converse sempre com seu médico sobre sintomas de ansiedade e depressão, para que ele possa te ajudar. Grupos de apoio e outras terapias também podem aliviar o estresse.

Organize-se: calendários e listas de afazeres pode ajudá-lo a priorizar suas responsabilidades. Dê prioridade as tarefas mais importantes e não se preocupe se você não conseguir dar conta de tudo.

Aprenda a dizer "não": Resista à tentação de se envolver em mais atividades que possam causar o estresse, e não se sinta culpado.

Tenha seu tempo livre: assim como outros trabalhos, o cuidador precisa de uma folga. É nesse momento que ele irá descansar o corpo e a mente. Relaxar, fazer o que gosta, ler, caminhar, estar com amigos. Se você é religioso, pode achar na oração uma ferramenta poderosa.

Permaneça positivo: Faça o seu melhor para evitar a negatividade e concentre-se sempre que o seu trabalho é único e admirável.


Quem cuida precisa estar bem para poder cuidar. É importante que ele esteja em boas condições de saúde física e emocional para que o paciente não sofra com seu estresse, afinal de contas, ele não pode ser diretamente responsabilizado pela condição. Cuide-se sempre, pois vocês são pessoas essenciais para a vida de muitas pessoas.


Nossa missão é melhorar a vida das pessoas através de nossos equipamentos de reabilitação. Quando uma pessoa perde parte ou total mobilidade física, um guincho de transferência vem a ser o melhor aliado no tratamento do paciente.

Prático, seguro e confortável, os guinchos Vollenz facilitam o trabalho do cuidador e proporcionam mais qualidade de vida ao paciente.

Consulte-nos para saber mais sobre nossos produtos.

Logo miniatura Vollenz Reabilitação
Vollenz Reabilitação
Responde rapidamente.

Olá! Como podemos te ajudar?

Iniciar conversa