https://vollenz.com/image/cache/catalog/blog/10%20-%20Mães%20de%20filhos%20com%20deficiência-%20alegria%20e%20superação-02-1170x600.jpg

Como é ter um filho com deficiência: superação e alegria

Durante o período de gestação, o principal desejo dos pais é que a criança seja saudável. Ninguém se prepara para deixar o hospital sem o filho nos braços porque ele precisou ficar na UTI ou viver uma rotina de consultas, exames e tratamentos que pode durar a vida toda.

 

É muito importante ter o diagnóstico o mais rápido possível, para que os pais tenham tempo de aceitar e se preparar até mesmo psicologicamente para receber essa criança que terá necessidades especiais. Os médicos consideram normal atitudes negativas da parte dos pais após receber o diagnóstico. Esse é um momento a ser tratado com delicadeza e sabedoria.

 

A síndrome de down e a paralisia cerebral são algumas das condições que causam alterações neurológicas mais conhecidas no Brasil. Além dessas, há uma série de deficiências, síndromes, transtornos e doenças incapacitantes que podem causar, em alguns casos, danos cognitivos graves que exigem anos de tratamento e cuidados intensivos.

 

Dificuldades e Superação



https://imgsapp.em.com.br/app/noticia_127983242361/2015/09/24/691454/20150924080126373350i.jpg


Pais de uma criança com deficiência ou com uma condição incapacitante passam por muitas dificuldades como cuidadores. Encontram obstáculos para entender o quadro clínico, o diagnóstico, para conseguir acompanhamento médico regular adequado. Dedicam muito tempo de sua vida prestando o melhor cuidado possível e têm que realizar esse papel 24 horas por dia.

 

Lidar com essa situação pode ser mais fácil quando aceita pelos pais desde o início. O choque, culpa, raiva, negação, e tristeza são alguns sentimentos que podem ser prejudicial a criança. É compreensível que esse turbilhão de emoções invada a vida dessas pessoas, mas é aconselhável que ele não perdure por muito tempo. Mesmo não tendo um tempo determinado, a adaptação precisa ser trabalhada, para que a vida siga seu fluxo normal.

 

Buscar ajuda profissional é importante, mas buscar o preparo para a nova realidade por si só também tem seu valor. Substituir o sentimento de culpa, rejeição ao seu filho, preconceito e criar uma atmosfera cheia de amor para receber seu filho será a melhor opção.


Alegria e Aprendizado




https://www.hypeness.com.br/wp-content/uploads/2014/10/alpapato.jpg


Apesar dos desafios de criar um filho com necessidades especiais, é possível encarar a situação de modo positivo.

Os pais podem ficar mais tranquilos por saber que, na maior parte dos casos, a criança não está sofrendo. A maioria deles pode ser feliz, gostar de companhia, de música, de certos esportes, de alimentos gostosos e de amigos. Embora consigam realizar menos coisas e vivam num mundo menor do que as crianças normais, elas em geral sentem-se mais felizes em sua “cabana” do que as crianças normais em seu “castelo”.

 

Os pais podem se orgulhar do que seus filhos conseguem realizar com muito esforço. Tanto para os pais como para os filhos, cada tarefa aprendida é como chegar ao topo de uma montanha e ser recompensado com uma bela vista.

Parabéns Mamães! Nesta véspera do Dia das Mães, vamos nos lembrar que todo dia é dia delas, especialmente dessas mães guerreiras, que mesmo com todas as dificuldades, sabem melhor do que ninguém amar e cuidar de seus filhos.