Como cuidar de úlcera de pressão, popularmente conhecida por escaras?


A prevenção é sempre a melhor solução quando se trata de problemas relacionados à saúde. Há algum tempo, publicamos um texto com  10 FORMAS DE EVITAR ESCARAS EM PACIENTES . 


Porém se as escaras já apareceram, o que fazer?

O primeiro passo é sempre buscar uma avaliação profissional de como está a ferida, ou seja, identificar pontos importantes como:

 - a localização em que a escara se formou no corpo

- o formato e tamanho

- a profundidade da lesão

- a dor descrita pelo doente

- e o estado microbiano 

 

Fonte: www.researchgate.net/figure/Figura-1-Classificacao-das-ulceras-de-pressao-Fonte-Adaptado-de-Berlowitz-1_fig1_30332072


Ao observar a presença de pus, recomenda-se chamar imediatamente um médico, pois a ferida está infectada.  O médico indicará qual o melhor tratamento passa essa lesão infectada, seja com laser, pomadas de papaína, óleos, cremes específicos ou até mesmo açúcar.  


 

Fontewww.researchgate.net/figure/Principais-areas-de-risco-para-lesoes-por-pressao_fig8_325089555 

Os demais cuidados com as escaras são: 

- Se houver apenas vermelhidão no local, significa que a ferida ainda não rompeu a pele e deve-se a massagear com óleos ou cremes hidratantes.

- Se a ferida já tiver rompido a pele, deve-se:

1. Lavar o local com soro fisiológico.

2. Aplicar o produto recomendado pelo médico.

3. Colocar curativo que permita troca gasosa

- Se houver bolhas na pele, não se deve estourá-las.

É importante trocar os curativos com freqüência e observar a evolução das escaras diariamente. É dever dos cuidadores e familiares estarem atentos a evolução do tratamento.

Nossa missão é melhorar a vida das pessoas através de nossos equipamentos de reabilitação. Quando uma pessoa perde parte ou total mobilidade física, um guincho de transferência vem a ser o melhor aliado no tratamento do paciente.

Prático, seguro e confortável, os guinchos Vollenz facilitam o trabalho do cuidador e proporcionam mais qualidade de vida ao paciente.

Consulte-nos para saber mais sobre nossos produtos.

Logo miniatura Vollenz Reabilitação
Vollenz Reabilitação
Responde rapidamente.

Olá! Como podemos te ajudar?

Iniciar conversa