Capacitismo, o que é, como evitá-lo e combatê-lo

O capacitismo é um preconceito que acontece a qualquer pessoa com algum tipo de deficiência. Assim como outras formas de preconceito, o capacitismo priva o direito, a dignidade humana, contribuindo para a desigualdade,  exclusão e injustiça para esse grupo de pessoas. 


 O termo foi fundamentado com base na construção social, e passa a ser entendido como forma de menosprezar as capacidades, aptidões e competências das pessoas pela presença de sua deficiência. 


Esse tipo de preconceito se mostra de modo velado, pode ser manifestado com "brincadeiras", atos, palavras, expressões que fortalecem conceitos como superação. Muito usados no dia a dia da maioria das pessoas, que às vezes, por falta de informação e conhecimento, nem imaginam que são termos preconceituosos.


Fique por dentro de algumas condutas capacitistas para você evitar praticar em seu cotidiano!


- A deficiência não é uma doença, não fale para a pessoa buscar cura. A deficiência seja ela física, intelectual ou sensorial, não é sem si uma doença e o PCD não está atrás de tratamento, mudança ou cura.


- Antes de presumir que a pessoa não consiga realizar algo, deixe ela exercer qualquer tipo de atividade, não saia oferecendo ajuda só porque a pessoa tem deficiência. Mesmo que ela realize a atividade de forma diferente, mais devagar, isso não o torna incapaz. 


- Dentre as condutas mais difíceis de ser vista como capacitismo, é a conduta de achar que a pessoa com deficiência possui a obrigação de ser vista como um exemplo de superação. Supervalorizar quando a pessoa com deficiência realiza seu trabalho comum, isso de forma intrínseca mostra que você imagina, que ela era incapaz de realizar a tarefa. 


Essa é uma luta diária de todos nós! Faça sua contribuição para a visibilidade de pessoas com deficiência, fale sobre capacitismo, pesquise, participe de palestras, utilize as redes sociais e engaje o maior número de pessoas em favor de uma sociedade anticapacitista.

Nossa missão é melhorar a vida das pessoas através de nossos equipamentos de reabilitação. Quando uma pessoa perde parte ou total mobilidade física, um guincho de transferência vem a ser o melhor aliado no tratamento do paciente.

Prático, seguro e confortável, os guinchos Vollenz facilitam o trabalho do cuidador e proporcionam mais qualidade de vida ao paciente.

Consulte-nos para saber mais sobre nossos produtos.

Logo miniatura Vollenz Reabilitação
Vollenz Reabilitação
Responde rapidamente.

Olá! Como podemos te ajudar?

Iniciar conversa