Entenda a classificação dos atletas paraolímpicos em cada esporte

Hoje, 10 de fevereiro, é o dia do atleta profissional. Um bom dia para falarmos entendermos como são classificados os atletasparalímpicos em cada modalidade esportiva.


São 22 esportes que agrupam os 10 tipos de deficiências dos atletas, nos diferentes níveis. No total, são mais de 100 provas diferentes. Essa classificação é importante para garantir que as competições sejam justas e equilibradas entre os competidores. A avaliação é feita por uma comissão composta por médicos, fisioterapeutas e profissionais da área esportiva, que classificam a lesão ou patologia, o potencial do atleta e o impacto que as limitações trazem ao desempenho esportivo do competidor.


As deficiências dos atletas paralímpicos podem ser:

- de potência muscular

- de movimento

- de membro

- no comprimento da perna

- baixa estatura

- de tônus muscular (hipertonia)

- de coordenação muscular (ataxia)

- de controle dos movimentos (atetose)

- visual

- intelectual



Atletas com deficiências diferentes podem competir no mesmo esporte?

Alguns esportes são disputados apenas por deficientes visuais, como judô, futebol de 5 e goalball. Outros são apenas para cadeirantes, como tênis. Há esportes disputados por deficientes de vários tipos, mas cada um em sua categoria, como atletismo ou tênis de mesa. E outros em que diferentes deficiências fazem parte da mesma equipe, como a vela, o remo e o adestramento hípico.


E se um atleta disputar mais de um esporte?

Como a classificação leva em conta o impacto da limitação para o desempenho esportivo, ele precisa fazer uma avaliação diferente para cada esporte. No caso de patologias progressivas (que podem se agravar com o tempo), ele precisará ser avaliado periodicamente.


Cada esporte tem o seus próprios critérios de divisão por categorias. Para saber mais, acesse o site do Comitê Paralímpico Brasileiro 

https://www.cpb.org.br/ ou o Comitê Paralímpico Internacional https://www.paralympic.org/


---

Referência: https://www1.folha.uol.com.br/

Nossa missão é melhorar a vida das pessoas através de nossos equipamentos de reabilitação. Quando uma pessoa perde parte ou total mobilidade física, um guincho de transferência vem a ser o melhor aliado no tratamento do paciente.

Prático, seguro e confortável, os guinchos Vollenz facilitam o trabalho do cuidador e proporcionam mais qualidade de vida ao paciente.

Consulte-nos para saber mais sobre nossos produtos.

Logo miniatura Vollenz Reabilitação
Vollenz Reabilitação
Responde rapidamente.

Olá! Como podemos te ajudar?

Iniciar conversa