Apartamento acessível deverá constar já na planta do imóvel a partir de 2020

A partir de 2020, além de ter as áreas de lazer adaptadas, as construtoras também deverão disponibilizar algumas opções de apartamentos acessíveis na planta de seus empreendimentos. Em condomínios construídos até 2020, a obra de adaptação de cada apartamento fica sob responsabilidade do próprio condômino.


Funcionará como uma cota, alguns dos apartamentos deverão ter banheiro e cozinha adaptados. A acessibilidade garante uma vida digna às pessoas, que possam ir e vir com autonomia e segurança. Durante a construção dos condomínios, há uma série de regras que devem ser seguidas para garantir a acessibilidade, como a existência de elevador, rampas e piso tátil. No caso de prédios antigos, reformar as áreas comuns também é indispensável. Não importa se algum morador do prédio é ou não deficiente, a acessibilidade é obrigatória.


A maioria dos prédios administrados pela síndica profissional Betânia Andrade, 47 anos, já foi entregue pelas respectivas construtoras seguindo todas as normas de acessibilidade. Porém, em prédios mais antigos, ela conta que aprovar as reformas em assembleia pode ser um trabalho árduo. 




“As pessoas não percebem que, no futuro, elas podem precisar dessas obras, só pensam no dinheiro que vão gastar”, diz a síndica. 


Enquanto um condomínio não for acessível, ele corre o risco de ser processado por moradores ou até por visitantes, pontua a síndica. Para ela, a principal dificuldade não é realizar as obras, e sim convencer os condôminos da necessidade dos gastos.

Nossa missão é melhorar a vida das pessoas através de nossos equipamentos de reabilitação. Quando uma pessoa perde parte ou total mobilidade física, um guincho de transferência vem a ser o melhor aliado no tratamento do paciente.

Prático, seguro e confortável, os guinchos Vollenz facilitam o trabalho do cuidador e proporcionam mais qualidade de vida ao paciente.

Consulte-nos para saber mais sobre nossos produtos.

Logo miniatura Vollenz Reabilitação
Vollenz Reabilitação
Responde rapidamente.

Olá! Como podemos te ajudar?

Iniciar conversa