https://vollenz.com/image/cache/catalog/blog/Deficiencia_Nutricional-02-02-02_large-1170x600.jpg

7 Deficiências Nutricionais mais comuns

Na véspera do Dia da Saúde e Nutrição, vamos falar sobre um tipo de deficiência que atinge muitas pessoas: a Deficiência Nutricional.

Todos nós sabemos que nutrientes são essenciais para a nossa boa saúde. A maioria deles conseguimos obter com uma dieta saudável, baseada na alimentação equilibrada. Porém, algumas pessoas não conseguem adotar o hábito de comer bem, e a falta de vitaminas e minerais acaba por desenvolver deficiências nutricionais.

 

                                               Fonte: br.freepik.com/fotos-gratis/mao-da-pessoa-preparando-fresca-salada-saudavel-perto-
                                               de-variedade-de-legumes-e-frutas-no-balcao-da-cozinha-de-madeira_4067985.htm 

1. Ferro

O Ferro é um mineral essencial e principal componente do sangue. A consequência mais comum é a anemia. As melhores fontes alimentares incluem a carne vermelha e vegetais verde-escuros, como brócolis, couve e espinafre.

2. Iodo

O iodo é um mineral essencial para o funcionamento da tireóide. O sintoma mais comum da falta de iodo é o aumento da glândula tireóide, podendo causar aumento na frequência cardíaca, falta de ar e ganho de peso. Boas fontes de iodo são as algas, peixes e ovos.

3. Vitamina D

A Vitamina D é produzida a partir da exposição ao Sol. Apesar de sutis, ao longo do tempo a deficiência desse nutriente afeta o sistema ósseo, aumentando o risco de fraturas. Algumas fontes alimentares são: peixes gordos e gema de ovo.


4. Vitamina B12

A vitamina B12 é importante para a saúde do sangue, para a função cerebral e do sistema nervoso. Sintomas comuns da deficiência são: a anemia megaloblástica (aumento das células vermelhas no sangue) e disfunção na função cerebral. Moluscos, carnes e ovos possuem vitamina B12.


5. Cálcio

O cálcio é essencial para as células e muito importante para a manutenção óssea. É por isso que associamos a falta dele à osteoporose. Encontramos o cálcio nos derivados do leite e vegetais verde-escuros (brócolis, couve e espinafre)


6.Vitamina A

A vitamina A ajuda a formar e manter a pele saudável, aumenta a imunidade e cuida dos ossos, dentes e membranas celulares. Ela também traz benefícios para a visão. A falta dessa vitamina é a principal causa de cegueira no mundo. Fontes de vitamina A: carne, batata doce, cenoura e folhas verde-escuro.


7. Magnésio

O magnésio é um mineral chave para nosso corpo. Baixos níveis desse nutriente pode causar diabetes do tipo 2, síndrome metabólica, doenças cardíacas e osteoporose. Entre as fontes alimentares estão amêndoas, chocolate escuro e vegetais verdes.


Fonte: //br.freepik.com/fotos-gratis/close-up-de-doutor-masculino-mao-segurando-fresco-

                                                  produto-fruta-saudavel-e-vegetal_2652933.htm 


Lembre-se que a melhor maneira de prevenir a deficiência nutricional no seu organismo é mantendo uma dieta equilibrada e hábitos saudáveis. Também é importante procurar sempre a orientação médica.