6 desafios de acessibilidade enfrentados por pessoas com deficiência

A liberdade de ir e vir é um direito de todos, e deve ser respeitada por todos. Mas nem sempre é assim. Tratando-se de pessoas com deficiência, idosos, gestantes, entre outros públicos com dificuldade de locomoção, diversos são os fatores e desafios encontrados em suas rotinas diárias. Para haver melhor compreensão, destacamos 6 desafios enfrentados por estas pessoas. Confira!


Transporte público
O acesso ao transporte público nunca foi tarefa fácil para pessoas com deficiência de locomoção e mobilidade reduzida. Uma das maiores dificuldades encontradas é que nem todos os ônibus dispõem da plataforma de acesso. Além disso, ainda é comum encontrarmos pessoas desrespeitando os assentos especiais destinados à esse público.


Vias públicas e estabelecimentos privados
Outro desafio está no acesso a lojas, restaurantes, supermercados, dentre outros estabelecimentos comerciais. Os problemas se encontram nestes ambientes pela ausência de rampas e corrimão, dificuldade de circulação, portas estreitas e banheiros não adaptados. O mesmo acontece nas ruas, onde a ausência de piso tátil, piso antiderrapante e rampas tornam o trajeto perigoso.


Mobilidade dentro de casa
Um lugar em que ocorre muitos acidentes é dentro de casa, onde o ambiente não é adaptado e acessível a pessoas com deficiência e idosos com dificuldade de locomoção. Os ambientes devem ser adequados para tornar a vida destas pessoas mais fácil. Deve haver corrimões e barras de apoio, o mínimo de degraus, evite tapetes, e organize os móveis para abrir mais espaço para se movimentarem com segurança. Várias tecnologias e soluções foram criadas para facilitar e tornar a vida destas pessoas, familiares e cuidadores melhor. 

A Vollenz conta com soluções práticas e seguras, na hora de mover e transferir pessoas acamadas, com deficiência de locomoção e mobilidade reduzida: www.vollenz.com


Estacionamento Exclusivo
O problema, nesse caso, nem sempre é a falta da vaga exclusiva para pessoa com deficiência, idosos e gestantes. Podemos observar que, tanto em vias públicas como estacionamentos particulares, tais vagas existem, mas são utilizadas desrespeitosamente por pessoas que não a necessitam. 


Mercado de trabalho
A contratação de pessoas com deficiência no mercado não é apenas uma forma de exercer a inclusão, mas uma grande vantagem profissional. (leia mais sobre isso no texto: Por que contratar uma pessoa com deficiência na sua empresa.) Além disso, é necessário uma adequação estrutural adequada para receber colaboradores e visitantes com necessidades especiais. 


Preconceito e desrespeito 
O preconceito é um desafio que necessita ser contido diariamente, além dos desafios que já citamos anteriormente, as dificuldades e comportamentos também devem ser levados em consideração.


Todos estes desafios prejudicam a qualidade de vida e liberdade do cidadão. E a fim de assegurar o direito das pessoas com necessidades especiais,  existe a Lei Brasileira da Inclusão, que promove a igualdade de condições, direitos e liberdades fundamentais das pessoas com deficiência. E lembre-se! Sempre que você se deparar com uma situação que vai contra essa lei, denucie - ligue para 156.

Nossa missão é melhorar a vida das pessoas através de nossos equipamentos de reabilitação. Quando uma pessoa perde parte ou total mobilidade física, um guincho de transferência vem a ser o melhor aliado no tratamento do paciente.

Prático, seguro e confortável, os guinchos Vollenz facilitam o trabalho do cuidador e proporcionam mais qualidade de vida ao paciente.

Consulte-nos para saber mais sobre nossos produtos.

Logo miniatura Vollenz Reabilitação
Vollenz Reabilitação
Responde rapidamente.

Olá! Como podemos te ajudar?

Iniciar conversa