5 trabalhos que não são funções do cuidador de idosos

A principal função do Cuidador de idosos é garantir o conforto e bem-estar do idoso, sendo atribuído a ele diversas tarefas relacionadas à saúde e o ambiente em que vive. É muito comum ele ser confundido com outros profissionais, como enfermeiros ou empregados domésticos, por isso, certos trabalhos não devem ser realizados por ele.


1. Receitar remédios e tratamentos
Medicação é coisa séria, principalmente com pessoa idosa ou acamada, e só deve ser receitada por um médico. O Cuidador apenas administra e certifica-se de que o paciente esteja utilizando da forma como foi orientada. O conhecimento básico de saúde que o Cuidador possui deve ser aplicado em casos de doenças que são comuns na terceira idade, ou para identificar situações de emergência. Não cabe ao cuidador diagnosticar, prescrever nem indicar medicação.

2. Realizar procedimentos específicos da enfermagem
Dependendo do grau de complexidade do paciente, somente um profissional da área de enfermagem pode desempenhar determinadas funções como aplicação de injeções, administração de vacinas, cuidados com feridas extensas, trocas de curativos em lesões profundas, dentre outros. 

3. Cuidar das tarefas domésticas
Caso aconteça do idoso sujar a roupa, o cuidador pode tomar a iniciativa de colocar as peças para lavar. Se o paciente derrubar a comida ao seu entorno, o cuidador pode prestar auxílio. O cuidador não deve ficar responsável pela limpeza e organização da casa como um todo, pois sua atenção sob a pessoa assistida fica comprometida e pode colocá-la em risco. Sua obrigação é apenas manter a limpeza das coisas e áreas que não afetem o conforto e bem-estar do paciente.

4. Servir os demais familiares ou visitas
O cuidador de idosos é responsável pelos cuidados com o paciente e não com os demais membros da família ou visitas. É comum que os idosos permaneçam muito tempo dormindo e o cuidador tenda a ficar ocioso, mas nestes momentos, há muitas outras tarefas a serem realizadas, como organizar o quarto e veirficar o estoque de medicamentos.

5. Passear com animais de estimação e cuidar das crianças
Pode ocorrer das famílias solicitarem funções que o cuidador não faz, como levar os animais de estimação para passear ou buscar as crianças na escola, mas não estão dentro das obrigações do cuidador.


Quando pré-acordado no contrato de trabalho, as funções do cuidador podem variar. Mas é importante ressaltar que, se ele tiver que dividir a atenção com outroas tarefas, o cuidado com o idoso pode ser comprometido. Por isso, é bom prezar sempre pela razoabilidade.

Nossa missão é melhorar a vida das pessoas através de nossos equipamentos de reabilitação. Quando uma pessoa perde parte ou total mobilidade física, um guincho de transferência vem a ser o melhor aliado no tratamento do paciente.

Prático, seguro e confortável, os guinchos Vollenz facilitam o trabalho do cuidador e proporcionam mais qualidade de vida ao paciente.

Consulte-nos para saber mais sobre nossos produtos.

Logo miniatura Vollenz Reabilitação
Vollenz Reabilitação
Responde rapidamente.

Olá! Como podemos te ajudar?

Iniciar conversa