5 pontos importantes na inclusão da educação infantil

Hoje é o Dia da Criança Especial. Toda criança tem o direito constitucional à educação, e mais do que isso, as crianças especiais têm a necessidade de cursar o ensino regular. A garantia de uma educação de qualidade implica, alé de outros fatores, na valorização do pontencial de cada criança e no respeito às diferenças. 

Toda criança possui suas individuaildades, e para cada uma delas é preciso um olhar específico. O conceito de ensino especial partiu do princípio de que crianças especiais deveriam frequentar escolas especiais. Em 1996, o Governo Federal aprovou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394), estabelecendo que todas as escolas devem estar preparadas para atender alunos com necessidades especiais.

Listamos abaixo alguns pontos importantes para promover a inclusão e oferecer a melhor aprendizagem:

1. Professores preparados e capacitados 
A capacitação profissional inclui um plano para que os professores e funcionários aprendam  práticas pedagógicas diferenciadas para que possam atender as especificidades de cada aluno especial. A escola também deve estar preparada para alunos com dificuldade de aprendizagem e encaminhá-los para ajuda psicológica.

2. Foco no potencial de cada criança
Professores preparados conseguem identificar a potencialidade das crianças. O desenvolvimento de cada um também é individual. Por isso é importante que o educador entenda as diferenças e ajuste as atividades para que o aluno possa ter o melhor desempenho possível em sala de aula.

3. Parceria entre a escola e a família
O diálogo entre a instituição e familiares deve ser aberta. Professores podem compartilhar as experiências em sala de aula e extender as atividades para dentro de casa, e os pais podem identificar o que gera melhores resultados e repassar para a escola. Dessa forma, o processo educacional se torna mais eficiente, ampliando o desenvolvimento dos pequenos.

4. Adaptação do ambiente escolar
Além do sistema educacional, a estrutura física da escola precisa ser adequada. Dentre elas a eliminação de barreiras arquitetônicas para acessibilidade, a introdução de recursos e tecnologias assistivas para facilitar e aprimorar o desenvolvimento das crianças com necessidades especiais.

5. Preconceito e o combate ao bullying
Opreconceito é estimulado pela falta de conhecimento da deficiência. Por isso, é importante que se fale abertamente sobre o assunto. Culpar um aluno e vitimizar outro não ajuda a solucionar conflitos e só reforça a polarização. Cabe ao educador estabelecer limites para atitudes preconceituosas e tentar eliminá-las por meio da empatia, esclarecimento e conscientização.

Nossa missão é melhorar a vida das pessoas através de nossos equipamentos de reabilitação. Quando uma pessoa perde parte ou total mobilidade física, um guincho de transferência vem a ser o melhor aliado no tratamento do paciente.

Prático, seguro e confortável, os guinchos Vollenz facilitam o trabalho do cuidador e proporcionam mais qualidade de vida ao paciente.

Consulte-nos para saber mais sobre nossos produtos.

Logo miniatura Vollenz Reabilitação
Vollenz Reabilitação
Responde rapidamente.

Olá! Como podemos te ajudar?

Iniciar conversa