5 dicas para envelhecer bem e ser um idoso ativo

Hoje é o Dia dos Avós! E até pouco tempo atrás, avós eram sinônimo de pessoas bem velhinhas, pouco ativas e muitas vezes com necessidades especiais. Hoje, você pode observar avôs correndo maratonas, avós empreendendo, muitas pessoas da terceira idade em constante aprendizado e desenvolvimento, saudáveis e com qualidade de vida.


Um idoso ativo tem sua autonomia preservada, tanto a independência física como a psíquica, por meio de uma alimentação adequada e balanceada, da prática regular de exercícios físicos, convivência social, busca por atividades prazerosas e que diminuam o estresse.


Hoje, em todo o mundo, existem cerca de 600 milhões de pessoas com 60 anos ou mais. Número que vai duplicar até 2025 e atingirá praticamente 2 bilhões em 2050, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Aqui no Brasil, as últimas pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a expectativa de vida dos brasileiros subiu para 74 anos.



https://br.freepik.com/fotos-premium/grupo-de-aposentadoria-senior-amigos-felicidade-conceito_2950365.htm


Além de uma alimentação equilibrada, fazer exercícios e visitar seu médico regularmente, damos outras dicas de como envelhecer bem e ser um idoso ativo:


1. BUSQUE A ESPIRITUALIDADE - especialmente na maturidade, é importante a atividade espiritual do idoso, dar oportunidade ao idoso de se reconectar com essa esfera


2. ATIVIDADES EM GRUPO - é no convívio com outros idosos que encontramos soluções para problemas em comum


3. NÃO ESQUEÇA DO LAZER - com mais tempo livre, dedique-se ao que gosta e relaxe por alguns momentos


4. TREINE A MEMÓRIA - mantenha o cérebro ativo, buscando sempre aprender coisas novas e desafiando seu potencial


5. PLANEJAMENTO FINANCEIRO - para que as despesas básicas possam ser pagas com tranqüilidade e ainda sobrar o suficiente para o lazer e outras atividades.