4 universidades referência na inclusão de estudantes com deficiência

Menos de 10% da população com deficiência no Brasil possui educação de nível superior, em grande parte, devido a problemas de inclusão.  Assim como em tantos outros estabelecimentos, as universidades não estão adaptadas para atender alunos com deficiência. São necessárias diversas mudanças acessibilidade arquitetônica, metodológica e instrumental para possibilitar a qualificação profissional da pessoa comdeficiência.


Universidade do Grande Rio (Unigranrio) 

A Unigranrio surgiu em 1970 e tem hoje 54 unidades de ensino espalhadas pelo país. Ela realiza regularmente eventos de conscientização sobre acessibilidade e possui o Núcleo de Práticas Inclusivas, o qual está atento às necessidade dos alunos que são deficientes físicos, visuais, auditivos ou que têm paralisia cerebral.


Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) 

A UFRGS surgiu em 1950 e tem um núcleo completamente voltado aos alunos com deficiência, o Incluir. Ele articula ações voltadas para a integração social, as quais incluem ccessibilidade nos prédios, materiais didáticos adaptados para deficientes visuais e auditivos e equipe com tradutores e intérpretes de Libras.


Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO) 

A UNIRIO nasceu em 1969 e possui várias ações em prol da acessibilidade, tanto que ganhou o prêmio Nacional de Acessibilidade na WEB no ano de 2016. O local possui um comitê específico para trabalhar com iniciativas de inclusão e, por meio dele, são desenvolvidas palestras sobre a educação de estudantes com deficiência, adaptações estruturais que incluem rampas, piso tátil e corrimãos em diversas áreas do campus ações culturais que integram o aluno com deficiência.


Universidade de Brasília (UNB) 

Criada em 1962, a UNB tem hoje mais de 50 mil alunos. Em termos de acessibilidade, ela preza por ações inclusivas em todos os seus setores. Para isso possui adaptação arquitetônica, materiais específicos para deficientes visuais, programa de tutoria para apoiar todos os alunos com necessidades especiais, biblioteca digital e sonora, transporte adaptado pelo campus, entras iniciativas.

 

---

Fonte: https://www.catho.com.br/

Nossa missão é melhorar a vida das pessoas através de nossos equipamentos de reabilitação. Quando uma pessoa perde parte ou total mobilidade física, um guincho de transferência vem a ser o melhor aliado no tratamento do paciente.

Prático, seguro e confortável, os guinchos Vollenz facilitam o trabalho do cuidador e proporcionam mais qualidade de vida ao paciente.

Consulte-nos para saber mais sobre nossos produtos.

Logo miniatura Vollenz Reabilitação
Vollenz Reabilitação
Responde rapidamente.

Olá! Como podemos te ajudar?

Iniciar conversa