4 Terapias alternativas e eficazes para combater e aliviar a dor nas costas

Com certeza em algum momento da vida você sentiu pelo menos uma vez dor nas costas. De acordo com estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% da população mundial sentirá ao menos uma vez esse incômodo em alguma ocasião. 

A dor nas costas pode ser desenvolvida por má postura, inflamações, traumas, entre outros. O tratamento ocorre por meio de atividades físicas, exercícios para postura, medicamentos e também terapias alternativas!

Confira 4 terapias alternativas eficazes para combater e aliviar a dor nas costas. 


ACUPUNTURA

A acupuntura é um conjunto de práticas terapêuticas inspirado nas tradições médicas orientais. Consiste na estimulação de locais anatômicos sobre ou na pele – os chamados pontos de acupuntura.  

 

A acupuntura ajuda a aliviar dores crônicas, como dor lombar e joelho, reduzir a frequência de dores de cabeça tensionais, prevenir dores de cabeça da enxaqueca, dor pós-operatória, cólica renal, artrite reumatoide e dor ciática.  


PILATES

Pilates é um método de controle muscular desenvolvido por Joseph Pilates na década de 1920. A atividade estimula o corpo de forma global durante cada exercício, visando aumentar a mobilidade, flexibilidade, força e tônus muscular.  

 
 

O Pilates tem inúmeros benefícios como:  aumenta a resistência física e mental, aumenta a flexibilidade, melhora os desvios da coluna, trata patologias, diminui ou acaba com as dores, corrige problemas posturais, melhora a coordenação motora, trata patologias de tornozelo, joelho, quadril e coluna. 


MASSAGEM SHIATSU

A Massagem Shiatsu é uma técnica milenar, aplicada por pressões em pontos que podem ser considerados como estratégicos. O método é feito com o paciente deitado e com óleos essenciais. O terapeuta começa fazendo a massagem no local do corpo a tratar, realizando pressão em pontos específicos dessa região, de forma a promover o alívio da tensão muscular e o relaxamento.  


 

Os benefícios da Massagem Shiatsu são diversos:  alívio de dores de cabeça, estresse e tensão, alivia dores musculares, melhora a postura física, promove a sensação de bem-estar. 


YOGA

Derivado da palavra em sânscrito "yuj", que significa "unir ou integrar", yoga é um conjunto de conhecimentos de mais de 5 mil anos. Yoga consiste em harmonizar o corpo com a mente e a respiração, através de técnicas de respiração, posturas e meditação. 


  

Os benefícios para a saúde são: melhora a flexibilidade, constrói músculos fortes, previne dores nas articulações, protege a coluna, melhora o equilíbrio, alivia dores na coluna, aumenta o foco, te relaxa entre outros.