12 filmes inspiradores sobre pessoas que superaram sua deficiência

Filmes sobre pessoas com deficiência nos permitem refletir e debater o tema da acessibilidade e inclusão, tema cada vez mais presente e importante no dia a dia da sociedade. Listamos abaixo alguns filmes sobre acessibilidade, que têm como tema a inclusão de pessoas com diferentes tipos de deficiência:


A Teoria de Tudo

Baseado na história de Stephen Hawking, o filme expõe como o astrofísico fez descobertas relevantes para o mundo da ciência, ao mesmo tempo em que retrata sua vida pessoal e profissional com uma doença motora degenerativa, que o deixou sem movimentos. A história mostra que nenhuma limitação física impediu Hawking de se tornar um dos maiores cientistas da atualidade.


As Sessões

O longa conta a história de um escritor que precisa passar boa parte do dia dentro de um aparelho apelidado de ‘pulmão de aço’. Um dia, ele resolve contratar uma terapeuta sexual para perder a virgindade. A obra, baseada em fatos reais, trata assuntos complexos como sexo e deficiência com realismo e compaixão.


Avatar

Avatar retrata a história encantada de um ex-fuzileiro naval, paraplégico, que volta a andar no exuberante mundo alienígena de Pandora, onde os seres precisam usar corpos biológicos controlados pela mente para não serem contaminados pelo ambiente tóxico. O longa foi nomeado em nove categorias do Oscar, vencendo em 3 categorias: Melhor Fotografia, Melhores Efeitos Visuais e Melhor Direção de Arte.


Como Eu Era Antes de Você

A adaptação do best-seller de Jojo Moyes conta a emocionante história do milionário Will Traynor, que precisa aprender a conviver com a tetraplegia após um acidente de trânsito. Para isso, ele conta com a ajuda de sua animada cuidadora.


Coragem de Viver

O filme conta a história da surfista profissional Bethany Hamilton, que vê sua vida se transformar após perder um braço devido a um ataque de tubarão. Encorajada pelo amor de sua família, a jovem precisa se reabilitar para voltar a competir profissionalmente.


Feliz Ano Velho

Adaptação do best-seller autobiográfico de Marcelo Rubens Paiva, Feliz Ano Velho fez sucesso nos anos 1980. O longa conta a história de um universitário que fica tetraplégico após um mergulho. Vencedor de sete prêmios no Festival de Gramado, incluindo melhor roteiro.


Intocáveis

Intocáveis é um dos melhores filmes sobre acessibilidade. Ele conta a história de Philippe, um milionário tetraplégico que contrata um jovem negro, de baixa renda e sem experiência, para ser o seu cuidador e acompanhante. A relação cresce e vira uma amizade que mudará a vida dos dois. O jovem Driss contribui para a retomada de identidade e de autoestima de Philippe, que também tem muito a ensinar ao seu cuidador.


O Filho Eterno

Roberto tem certeza de que o nascimento do filho será o marco para uma nova vida. Entretanto, ainda na maternidade, ele descobre que será pai de Fabrício, uma criança com Síndrome de Down. A notícia provoca uma enxurrada de emoções contraditórias e conflitos que acabam afetando sua relação com o trabalho e seu casamento. Por fim, numa jornada de 12 anos, entre obstáculos, conquistas e descobertas, Roberto encontra o significado da paternidade. O medo do sofrimento, a vergonha dos olhares e a dificuldade de lidar com o julgamento das pessoas são temas delicados abordados nessa obra.


Meu Nome é Rádio

Baseado em fatos reais, esse filme retrata a jornada de Harold Jones, treinador local de futebol americano de uma escola, que conhece um jovem “lento” – James Robert Kennedy (Cuba Gooding Jr) cujo nome ninguém no time sabe, pois ele não fala, apenas perambula em volta do campo de treinamento. Jones se preocupa com o jovem quando jogadores da equipe fazem uma “brincadeira” de mal gosto com ele, e o coloca sob sua proteção. Como ainda não sabe seu nome, e pelo fato de James gostar de um pequeno rádio, passou a chamá-lo de Radio. Aos poucos, o espectador descobre que o motivo da preocupação de Jones com Radio está relacionado a um fato do passado do treinador.


Hoje Eu Quero Voltar Sozinho

Leonardo, um adolescente cego, tenta lidar com a mãe superprotetora ao mesmo tempo em que busca sua independência. Quando Gabriel chega à cidade, novos sentimentos começam a surgir em Leonardo, fazendo com que ele descubra mais sobre si mesmo e sobre sua sexualidade. O filme lida com duas importantes agendas, a inclusão e a homossexualidade, evidenciando o quanto é importante que se construam relações de respeito, colaboração e diálogo.


Herbert de Perto

Em uma série de conversas e vídeos, o cantor e compositor Herbert Vianna relembra sua trajetória de vida, do primeiro violão ao grupo Paralamas do Sucesso, do trágico acidente aéreo até os dias de hoje. Familiares, amigos como Bi e Barone, Dado Villa-Lobos (Legião Urbana), profissionais do meio musical e médicos dão depoimentos sobre a carreira e a incrível perseverança do músico.


A Pessoa é Para o Que Nasce

Três irmãs cegas, Regina, Maria e Conceição viveram toda sua vida cantando e tocando ganzá em troca de esmolas nas cidades e feiras do Nordeste do Brasil. O filme acompanha os afazeres cotidianos dessas mulheres e revela suas curiosas estratégias de sobrevivência, das quais participam parentes e vizinhos. Acompanha também, numa reviravolta inesperada, o efeito do cinema na vida destas mulheres, transformando-as em celebridades. A história de vida delas conta muito sobre resiliência e sobre nossa capacidade de ser feliz com o que temos.


---

Fonte: https://comparaplano.com.br/

Nossa missão é melhorar a vida das pessoas através de nossos equipamentos de reabilitação. Quando uma pessoa perde parte ou total mobilidade física, um guincho de transferência vem a ser o melhor aliado no tratamento do paciente.

Prático, seguro e confortável, os guinchos Vollenz facilitam o trabalho do cuidador e proporcionam mais qualidade de vida ao paciente.

Consulte-nos para saber mais sobre nossos produtos.

Logo miniatura Vollenz Reabilitação
Vollenz Reabilitação
Responde rapidamente.

Olá! Como podemos te ajudar?

Iniciar conversa