10 problemas de saúde comuns em pessoas acamadas e como preveni-las

Pessoas acamadas são muito vulneráveis a terem complicações de saúde, sejam circulatórias, dermatológicas, respiratórias e muitas vezes psicológicas. Nosso corpo foi desenhado para ser móvel, para que haja a manutenção do sistema músculo-esquelético e para a melhor função de nossos órgãos internos. Por isso é muito importante que algumas medidas sejam tomadas para prevení-las, e quando diagnosticadas, tratadas logo no início.


Atrofia muscular e articular
A atrofia muscular ocorre quando existe a perda de tecido muscular. Essa perda pode acontecer por imobilidade, lesão ou naturalmente com o envelhecimento. Procure sempre exercitar o paciente. Em nosso blog, postamos uma matéria com alguns exercícios na cama, simples porém essenciais.


Osteoporose e osteopenia
Quando ossos da pessoa acamada não submetidos à tensão, eles enfraquecem. A falta de sustentação de peso e de atividade física provocam uma diminuição no estímulo mecânico necessário para crescimento e remodelamento ósseo. Exercícios físicos na cama também irão ajudar na reabsorção óssea.


Alteração no sistema respiratório
Pessoas acamadas costuma apresentar quadros de retenção de secreção pulmonar, falta de oxigenação e pneumonias. Nestes casos, além de exercícios físicos, é importante realizar os exercícios respiratórios para manter a ventilação e a capacidade pulmonar ativa.


Alteração do sistema cardiovascular
Que o sedentarismo é um fator de risco para problemas no coração e vasos sanguíneos já sabemos. Da mesma forma, a pessoa acamada, submetida ainda ao estresse da condição, estão propensos a desenvolver a hipertensão, AVC, trombose venosa, entre outras doenças. Cuide da alimentação, faça exercícios, procure maneiras de reduzir o estresse e faça o acompanhamento médico.


Problemas no trato urinário
O uso excessivo de medicação, a umidade gerada pela frauda e a falta de higiene podem provocar incontinência urinária nas pessoas acamadas. Mesmo nas pessoas que conseguem utilizar o vaso sanitário para urinar, isso pode ocorrer, porque tendem a segurar a vontade de urinar para evitar o deslocamento trabalhoso até o banheiro. Se não cuidada, ela pode evoluir para um problema renal mais grave. Tomar bastante líquido, manter a higiene na região íntima e não segurar o xixi podem evitar esse problema.


Sistema gastrointestinal
A constipação intestinal na pessoa acamada acontece basicamente pela falta de movimentação, como pode ocorrer também em pessoas com mobilidade, porém sedentárias. Para evitar, os exercícios na cama, ingestão de água e alimento rico em fibras são a combinação ideal.


Escaras
A longa permanência na mesma posição provoca pressão localizada em partes do corpo, diminuindo a circulação sanguínea e causando lesões na pele. Para evitá-las, movimente o paciente sempre que possível. Mantenha os lençois limpos e bem esticados. Hidrate e faça massagem na pele. Existem colchões especiais diminuem a pressão na pele.


Problemas de sono
A falta de mobilidade durante a noite pode deixar o corpo rígido e desconfortável, tornando o sono pesado e interrompido. Isso pode gerar diversos danos à saúde, vendo que uma boa noite de sono é essencial para o funcionamento físico e mental. 


Perda de apetite 
A falta de atividades e perda de paladar podem fazer com que a pessoa acamada perca o interesse em se alimentar. A desnutrição e desidratação são fatores agravante para qualquer pessoa, mas especialmente para as que já se encontram em condições de fragilidade. A ajuda de uma nutricionista faz-se essencial para avaliar a indicação de suplementação e elaboração de um cardápio personalizado. 


Depressão
Fatores citados anteriormente como falta de atividade social, perda de apetite e falta de boas noites de sono podem gerar uma depressão.  Nestes casos é recomendado acompanhamento de psiquiatras, psicólogos e terapeutas ocupacionais para acolher, tratar e fortalecer o indivíduo nesse período de vulnerabilidades. 


Nossa missão é melhorar a vida das pessoas através de nossos equipamentos de reabilitação. Quando uma pessoa perde parte ou total mobilidade física, um guincho de transferência vem a ser o melhor aliado no tratamento do paciente.

Prático, seguro e confortável, os guinchos Vollenz facilitam o trabalho do cuidador e proporcionam mais qualidade de vida ao paciente.

Consulte-nos para saber mais sobre nossos produtos.

Logo miniatura Vollenz Reabilitação
Vollenz Reabilitação
Responde rapidamente.

Olá! Como podemos te ajudar?

Iniciar conversa